Museu Marítimo de Sesimbra

Cliente

Município de Sesimbra

Tipo

Concepção Integrada

Desenvolvido

Equipamentos e Software Interactivo
Design UI & UX
Animação Vídeo
Plataforma Web
Mobile App
Vídeo

O Museu Municipal de Sesimbra foi fundado em 1960 e aborda a realidade local com a leitura do território. O projecto assenta na participação da comunidade e numa abordagem patrimonial e museológica de novos espaços e colecções integradas num plano integrado de valorização da cultura marítima de Sesimbra.

Sala da Viagem

Na sala da Viagem é introduzida a arte de navegar em Sesimbra com dois ecrãs controlados por uma mesa táctil, permitindo navegar pelas diferentes rotas marítimas no mapa 3D e na representação dos barcos de pesca.

Aquário Digital

Através do desenvolvimento deste Aquário Digital,o visitante pode mergulhar numa representaçãodos ambientes subaquáticos e de várias espécies marinhas existentes no mar de Sesimbra, podendo o visitante ao tocar em cada uma, aceder a todas as suas informações.

Sala da Memória

Uma mesa interactiva (ecrã táctil) permite aos visi- tantes consultar duas bases de dados documentais com os registos dos pescadores de Sesimbra desdefinais do século XIX, bem como os registos das embarcações de Sesimbra do início do século XX. Este trabalho foi possível através das pesquisas nos arquivos da delegação marítima de Sesimbra e no Arquivo Geral da Marinha.

Plataforma web

A Plaforma Web inclui a apresentação de Sesimbra, bem como o conjunto de museus e pontos de interes- se, informações de serviços, contactos e agenda. Inclui ainda um mapa interactivo de Sesimbra com a locali- zação dos vários museus que o constituem o Museu Municipal e dos diferentes pontos de interesse da vila.

Mobile App

Com a aplicação mobile, os utilizadores podem ace- der a um conjunto adicional de informações sobre a vila de Sesimbra, o concelho e os locais culturais e patrimoniais que podem visitar, nomeadamente o Castelo de Sesimbra.