exposição rota de fernão magalhães

Cliente

Município de Sabrosa

Tipo

Concepção Integrada

Desenvolvido

Projecto de Arquitectura
Projecto Expositivo
Design gráfico
Design expositivo
Design de Equipamento
Experiências Multimédia
Equipamentos e Software Interactivo
Web & Mobile Development
Gaming
Conteúdos
Vídeo

O trabalho realizado do Núcleo Expositivo “Os Locais e Culturas da Viagem de Magalhães” é um projecto de conceção integrada, no âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

O projecto abrange a arquitectura do espaço, identidade gráfica, conceção e equipamentos multimédia. A exposição é apoiada também por uma plataforma web informativa que reproduz alguns dos conteúdos criados.

Na visita é possível perceber Fernão de Magalhães, a preparação da viagem, os locais e culturas por onde passou, bem como a herança que nos trouxe até aos dias de hoje.

Marca gráfica

A marca gráfica da exposição teve como base a viagem de 
circum-navegação. A estilização do globo e as cores da água traçam o desenho da identidade.

Merchandising

Todos os elementos gráficos relativos à exposição têm como base o globo estilizado bem como a denominação.

Experiências Multimédia

Neste espaço, a interatividade dos equipamentos multimédia confere ao visitante uma experiência mais direcionada e dinâmica na perceção dos conteúdos.

O espaço

Situado no parque BB King em Sabrosa, o espaço destinado à exposição foi sujeito a um projecto de arquitectura capaz de o dotar de todas as valências e condições necessárias para a implementação do núcleo expositivo.

Equipamento Interativo: Locais e Culturas

A solução multimédia representa os locais em que as embarcações comandadas por Fernão de Margalhães atracaram durante a viagem. Através de um ecrã touch, pode-se escolher e visualizar num mapa mundo o traçado da viagem e conteúdos em projeção. O som do mar e do vento que acompanha a experiência, torna-a mais imersiva.

 

Equipamento Interativo: Preparação da Viagem

Neste equipamento é possível compreender de forma dinâmica todos os passos importantes na preparação da viagem de circum-navegação, desde os objectivos, financiamento, cargas, cartografia, construção naval, tripulação, carga, entre outros conteúdos.

Equipamento interativo:
Especiarias

Esta solução apresenta uma componente de interação 4D, em que os odores das especiarias têm o papel principal. Neste jogo o visitante é chamado a tentar adivinhar quais as especiarias que estão dentro das box’s, fazendo essa correspondência num ecrã interativo. No fim do jogo ser-lhe-á mostrado quantas acertou e poderá partilhar por email um livro de receitas em que essas especiarias estão presentes.

Plataforma Web 

Na plataforma web pode-se descobrir o espaço expositivo, os núcleos e antever os conteúdos como forma de promover a visita à exposição.

A obra

A obra teve um acompanhamento estruturado para garantir que toda a componente tecnológica e de materiais expositivos estivessem alinhados no espaço.