Museologia do Castelo de Trancoso

Cliente

Município de Trancoso

Tipo

Concepção Integrada

Desenvolvido

Projecto de museologia
Design Expositivo
Design de Equipamento
Design Gráfico
Equipamentos e Software Interactivo
Mobile App

O objetivo do projecto era responder ao concurso de conceção da estratégia museológica e museográfica do Castelo de Trancoso.
Relativamente à valorização global e qualificação cultural do Monumento enquanto unidade turística de relevância intrínseca o projeto foi pensado num formato de relação e concordância com os trabalhos feitos até ao momento de requalificação e desenho. Exportamos para as soluções aqui apresentadas uma curiosa relação de homogeneidade com o estilo contemporâneo criado primando sempre pela importância de cuidar o espaço através do desenvolvimento de soluções interpretativas que ofereçam o mínimo de atrito à contemplação do monumento.

Conceito Geral

Na elaboração da presente proposta, houve especial atenção em criar um conceito integrador e homogéneo sem comprometer o edificado e as suas características. A base da proposta tem como objetivo fundamental o não condicionamento dos espaços e a modularidade das soluções. Como tal, os diferentes módulos que resultam nas experiências são atribuídos aos espaços de forma organizada e pensada individualmente de acordo com cada tema/conteúdo, mas também com a relação do visitante com o espaço, tempo de interação e pesquisa proporcionando fluidez de visita. O facto de cada um deles ser autónomo, permite de forma simples e imediata reorganizar o espaço de acordo com as necessidades ou até mesmo transportar módulos para feiras/eventos de promoção em necessidades específicas. Neste sentido, os módulos são um aspeto basilar deste conceito, permitindo atribuir-lhes identidade e coerência.

Locais

A intervenção tinha 3 focus principais: Torre de Menagem, a Sala Multimédia e o antigo Paiol.

Torre de Menagem

Pretendendo respeitar a intervenção realizada no espaço, as soluções apresentadas foram localizadas nas áreas que, no nosso entender, menos comprometem a primeira sensação visual ao entrar no edificio, numa atitude de respeito ao teor minimalista do espaço e às suas pecularidades construtivas. Por outro lado, a sua reduzida área leva a soluções de pequena dimensões e que possam ser facilmente alteradas.

Torre de Menagem 02

Na segunda zona da torre de menagem, a zona superior descoberta, apresentará em cada quadrante do miradouro existente, leitores de paisagem que através de infografia permitam a fácil interpretação do território envolvente e a fácil identificação dos principais pontos naturais e culturais observáveis a partir do local. Os leitores de paisagem serão desenhados e construídos à medida, mantendo a mesma linguagem de todos os elementos atuais do espaço.

Torre de Menagem 02

Assim, na área de entrada, é proposta uma tela de projecção  para a visualização de um filme documentário onde será retratada a evolução do monumento, integrando-o nos vários contextos geopolíticos, estratégico-militares, arquitetónicos e vivenciais que foram a sua história. De modo a complementar a visita, é proposta uma mesa interactiva de 43” touch (ver planta e esquema1) onde serão visualizados outros conteúdos de relevo, nomeadamente acerca das transformações operadas no castelo desde meados do séc. XIX fundamentais para a compreensão da atual configuração do monumento.

Sala Multimédia

A experiência é formada por um conjunto de equipamentos interativos onde será apresentada uma introdução geral à visita ao Castelo e um Mapa do Castelo com to- dos os pontos de interesse. 

Núcleo Expositivo

O aspeto basilar do desenvolvimento de soluções para um núcleo expositivo é a dotação dos espaços de características que permitam a fácil alteração da sua disposição para albergar exposições temporárias de várias tipologias. De forma a proporcionar a renovação periódica de conteúdos expositivos torna-se importante dotar o espaço não só de características técnicas que possibilitem uma fácil alteração de luz e elementos expositivos, mas desenhar uma linha de mobiliário que possibilite mais do que uma função de apresentação. Quanto ao software utilizado a solução apresentada permite que se possa alterar em os conteúdos cada vez que exista essa necessidade.